segunda-feira, 23 de março de 2009

O que é, afinal, a inteligência?

Ora, tudo começou quando eu estava a ler uma revista (a Sábado) que continha um artigo que falava das pessoas com maior QI de Portugal.
De facto, é fascinante a capacidade de resolver contas a uma velocidade incrível e elaborar um complexo raciocínio matemático em segundos. O que me tirou do sério foi abaixo da foto de um senhor, cujo QI só 0.01% da população mundial igualava (salvo erro), na sua lista de "capacidades" estava escrito, em destaque, que este senhor decorou as matriculas de 300 carros da sua terra...

bem...

hãããããã....

Qual é exactamente a utilidade disso?
Sendo QI a sigla de Quociente de Inteligência, resolvi mergulhar na minha mente e rever qual é a minha definição de inteligência.
Foi quando descobri que, de facto, arranjar uma definição simples e directa desta bela característica está só ao nível de quem a possui.

Sei, no entanto, dizer exemplos de atitudes inteligentes e ver que capacidades estão só ao nível de quem é inteligente.

Fui então consultar a definição de inteligência segundo a Wikipédia, para ter uma ideia:

"A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planear, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. "

Bem, se isto realmente é o que é inteligência, então, parece que já não vou dar tanta importância a este valor.

A vida é mais do que números.

Já assisti a tristes casos de pessoas consideradas "inteligentes" mas que o raciocínio criativo e sentido crítico eram nulos.
Essa "inteligência" que muitos falam, não passa da capacidade inútil de sermos uns "depósitos de informação".

Na minha opinião, inteligência não é apenas absorver informação e elaborar raciocínios matemáticos. Inteligência é criticar, questionar e duvidar se aquilo que nos estão a querer meter na cabeça é realmente verdade (como Einstein era quando era puto, e daí ser um zero na escola, tentava compreender mais do que aquilo que "era suposto") é ser um pensador e não um papagaio, como o actual sistema de ensino faz, não forma seres humanos pensantes, forma papagaios.

sábado, 21 de março de 2009

A febre do futebol e como entupir os telejornais de inutilidades

Fiquei a saber que hoje há um jogo de futebol qualquer. Sporting vs Benfica ou o caralho...

A forma com que vos informei este precioso acontecimento estilo "don't give a shit" faz antever a minha opinião:

I don't give a shit

No entanto parece que nem toda a gente percebe isso e têm de dizer por todos os mass media disponíveis que de facto hoje 22 macacos vão andar à porrada por causa de uma bola.

Acho inacreditável que no século XXI ainda se encha meio telejornal a contar todos os pormenores sobre este grande acontecimento, desde quem vai jogar à cor das cuecas do árbitro. Também incontáveis entrevistas a gente mais fanática pelo clube que pitas por tokio hotel.

É incrível a quantidade de dinheiro que move um jogo tão básico e selvagem.

Pensei que na altura do campeonato ganhar dinheiro já não dependia de força física.

E depois são os jornais "desportivos". Sim, "desportivos" porque deveriam ser jornais "futebolísticos" já que desde o título à última página, é, praticamente, só futebol.

E a nossa jubentude ainda vai nessas ondas todas de clubes e de andar à porrada porque "o benfica só ganha por pontos", como se fosse uma religião.

Ahhh, vejam bem o corrector do Firefox sublinhou-me a vermelho "benfica"! Porque "benfica" escreve-se com "B"! O corrector tem a palavra "Benfica" no dicionário, mas não tem "jogabilidade"...


Ai Ai, triste fado...

Biolizard, why?

Uma coisa que já me perguntaram n e n vezes é "por que raio o teu nick é biolizard, não soa nada bem!"

Devo dizer que desde a mais tenra idade acompanhei as aventuras do ouriço azul, falo do Sonic the hedgehog!
Vejam então a explicação aqui.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Resposta ao Papa e à sua solução para acabar com a SIDA

domingo, 8 de março de 2009

Post Especial Dia Mundial da Mulher

sábado, 7 de março de 2009

Harry Potterices, brincadeiras perigosas e Cristãos on fire

...

Bem, para começar, este post tem maior teor de seriedade que o costume, por isso tentem levar a sério.

Uma cosa que me faz um bocado de confusão neste mundo... Religião... Sim, eu sei. Mas tenho de dizer, que juntamente com Videoclips de bandas pop da moda, religião é a principal causa de AEQIN's na minha pessoa (para os mais ignorantes, ataques de estupidez dos quais ignoro o nome).

Ups, o sériometro está a apitar,é melhor voltar à parte séria.

Bem, o que tenho contra religião?

Ah, isso é uma longa história... *flashback* fica para a próxima.
Então, se religião e coisas que estão na moda porque sim me dão ataques então imaginem... As duas coisas misturadas...

É como juntar Jonas Brothers e Tokio Hotel, ideias estúpidas e TVI, um terrorista e o Bush... Enfim, um desastre...

Aonde quero chegar com esta conversa toda?
Imaginem 3 putos no auge da adolescência, são amigos e sentem-se um bocado inferiores aos restantes ( têm más notas e a habilidade desportiva de uma morsa), sentem-se descontentes com o sistema católico-conservador ao que os pais os habituaram (até aqui tudo bem, também não suporto), o que eles fazem?

Vêm uns filmes do Harry Potter e decidem estudar Wicca, Vodoo e fazer sessões do "jogo do copo".
Pensando em obter super-poderes como por magia e parecerem assustadores.

Ei calma! WooW, WOoooow, wooooooooow, calma aí.

Vocês perguntam:

"o que raio é wicca? e vodoo? e que é isso do jogo do copo?"

Comecemos pelo princípio:

Wicca é uma religião neo-pagã criada no princípio do século passado, frequentemente denominada como "bruxaria moderna".

Vodoo é uma forma de magia antiga em que se procura lixar alguém, para isso faz-se um boneco e espeta-se alfinetes, ou uma merda assim.

Jogo do copo é aquela paneleirice que todos conhecemos em que se procura contactar espíritos através de um tabuleiro com letras, bem, procurem no youtube, que vêem muitas cenas tristes.

Atenção, não tenho nada contra muitas destas práticas, antes pelo contrário, acho interessante. Só um problema:

Estes putos, regra geral, não sabem o que estão a fazer:

Wicca é "bruxaria do bem", o principal mandamento é " faz o que quiseres, sem prejudicar os outros", depois temos a lei tríplice que, resumidamente, diz "tudo o que fizeres (bem ou mal) volta para ti triplicado" (triplicado é uma expressão, é como quem diz "muito superior", não quer dizer que seja exactamente três, usem o bom senso), bruxos seguidores da Wicca apenas querem a paz consigo mesmos e com a natureza, não querem fama e muito menos lixar alguém. Por outro lado, o vodoo é uma forma de "magia negra", um taboo na Wicca. o objectivo da magia negra é, precisamente, lixar pessoal. Segundo a Lei Tríplice o mal que fizerem a alguém volta "triplicado".

Ora então decidam-se senhores adolescentes!

Estes putos são muitas vezes ignorados pelos praticantes e gozados por gente como eu.
É delicioso discutir com este tipo de gente.

"Então, agora andas a praticar Wicca?"
"É verdade"
"Conheces então a Lei Tríplice..."
"W00t?"

Muitas vezes confundem Satanismo com Wicca e fazem uma salganhada de todo o tamanho, adoram a Deusa, mas depois adoram o Diabo ( é que os satânicos nem adoram o "Diabo", isso é uma invenção cristã, mas pronto).

Por fim, o jogo do copo.

Quem está a pensar em fazer esta brincadeira, oiçam (leiam), o que vou dizer (escrever):

DON'T DO IT!

É perigoso, estúpido, ridículo e uma maneira idiota de chamar a atenção e atrair amigos (amigas) para uma "festa".
O hoje chamado "jogo do copo" é uma prática Xamã muito antiga para contactar com pessoal em outros planos, sim, resulta, se for feita como deve ser, mas se conseguirem alguém com quem falar será gajos muito próximos do plano físico, não estou a ver uma alma iluminada a responder a um pedido de meia dúzia de putos idiotas com a mania das harry potterices.

Se há coisa que detesto são Wannabes e gajos que se metem em coisas que não percebem.

Agora que já desabafei em relação aos adolescentes pseudo-wiccans passemos ao próximo ponto.

Devem estar a pensar:
"Este gajo acredita nas Mayas?"

Em primeiro lugar, as Mayas são pessoas que percebem tanto de bruxaria como eu de culinária (não me vão obrigar a postar um dos meus feitos ou vão?).

Em segundo lugar, há muita, muita, mas muita merda que a Ciência actual ainda não consegue explicar, até lá, esse desconhecimento vai-se chamar "bruxaria" (imaginem levar um telemóvel para a Idade Média, era logo fogueira!).

Em terceiro e último lugar, sou um gajo que gosta de aprender, coisas que me interessam, me despertam a curiosidade e me ajudam a compreender melhor o Universo e melhorar a minha própria vida, leio um livro que diz uma coisa, e outro que contradiz, e uso o meu sentido critico para absorver a informação que interessa. Saber quanto mede um campo de Voleibol ou falar fluentemente uma lingua que quase ninguém usa no contexto internacional, sendo inútil (francês), ou então, o que um tal de Camões escreveu à 400 anos não faz parte dessa informação,já chega de queixas em relação ao sistema de ensino, continuemos...

A minha próxima mensagem vai para os senhores cristãos fanáticos:

Nós somos livres, eu não vos quero encher o cérebro com os meus ideais, portanto parem, PAREM, de encher o cérebro das pessoas com os vossos deuses, este país tem liberdade religiosa, o estado é laico, cruzes nas salas de aulas para quê? Eu até me sentia mal...
han? o quê? Querem acabar com a religião nas escolas? MUITO BEM! Porque quando se fala em religião em Portugal é só CristianismoCristianismoCristianismoCristianismoCristianismoCristianismoCristianismo
CristianismoCristianismoCristianismo.

GODDAMNIT!

JÁ CHEGA, A SÉRIO! Jesus até pode ter sido um gajo porreiro ( se alguma vez existiu), com umas ideias ok e tal, mas, a bíblia é um livro ficcional escrito há mais de 2000 anos, que retrata a visão do mundo na época e talz. Mas é hora de acordar!
As coisas evoluíram! Parem de por as culpas na serpente falante e de dizer a toda a gente que o Judeu Cósmico Zombie é o salvador, se acreditam, tudo bem, mas já chega!
Comecem a aceitar as outras religiões, porque a própria Wicca admite que há vários caminhos para chegar ao divino, sendo a Wicca apenas um desses caminhos, por isso é que não vêm grandes cartazes panfletos a dizer:
"CONVERTA-SE À WICCA HOJE MESMO! O DÍZIMO MAIS BAIXO DO MERCADO!"

As vossas ideias conservadoras já não pegam, evoluam!

Desculpem a rudeza, mas tinha de esclarecer isto.

O seriometro está a deitar fumo, tenho de ir chamar os bombeiros.

Bom fim-de-semana e poucas harry potterices!