quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mitos: O homem nunca foi à Lua

Quem é que nunca ouviu seja um amigo, professor, colega de trabalho ou avô a dizer que o Homem nunca foi à lua e que foi tudo uma grande encenação.
Ora, o que dizem estes idiotas e que provas apresentam para dizer tal coisa?
Vamos analisar:


Dizem os senhores idiotas conspiracionistas que a bandeira não se deveria mover com o vento já que na Lua não há vento , o facto é que o que passa é simplesmente inércia.
De facto, a verdade é que a bandeira foi feita para dar aquele efeito.



Dizem os senhores das conspirações que, na foto, através da reflexão do capacete do Buzz Aldrin não se vê o astronauta com uma máquina fotográfica, sabendo que só há 2 astronautas na superfície seria impossível ter tirado a foto.

Oh senhores, mas qual é o vosso próximo argumento? Que o Buzz Aldrin deveria estar com uns calções e sandálias, qual turista japonês?
Eles não estão a visitar a Torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerónimos, estão numa missão em território desconhecido, o que é diferente de fazer turismo, pelo que é óbvio que as câmaras fotográficas estão incorporadas nos fatos.



Dizem os senhores deficientes que estando o Buzz na sombra ele não deveria estar tão bem iluminado.
"Oh tem de haver várias fontes luminosas"- diz um conspiracionista
"Luzes de estúdio"- diz um outro

Adivinhem, há várias fontes luminosas. Têm o Sol, a luz reflectida da Terra, a luz reflectida do solo lunar (que tem propriedades reflectoras) e até os fatos dos astronautas.

Não me apetece chafurdar mais neste monte de pseudo-teorias da conspiração.
Até ao próximo mito, leitores!

2 comentários:

Bruno Sagas Lopes disse...

esse assunto da lenha pro fogo...

Cookie Monster disse...

Sempre ouvi falar desse assunto, e até tenho uma opinião sobre isso.

Acho bastante óbvio que o Homem tenha ido à Lua (obviamente, visto que temos factos e provas disso, como rochas lunares, etc.) Apenas não foi naquele dia específico em '69, ou pelo menos o vídeo mostrado é falso. A bandeira dos EUA a esvoaçar heroicamente... desde quando é que há vento no espaço ?

Provavelmente o homem foi à Lua antes desse vídeo ter sido feito. Kennedy queria usar aquilo muito bem como estratégia de campanha, e para rebaixar ao máximo a URSS (lembrem-se que os EUA e a URSS estavam em plena guerra fria..)

Pronto, acho que é isso. Mas não quero saber, as teorias da conspiração são um bocado para o ridículas. :p