sábado, 8 de novembro de 2008

mini review: fallout 3

Eu prometi informática ou não foi?
Estou aqui para responder ás perguntas de todos aqueles que tencionam experimentar a novo obra da Bethesda.

Eis os requisitos para se jogar Fallout 3:

-Esqueçam tudo o que sabem da saga
-JAMAIS joguem Oblivion
-Arranjem um PC decente

É verdade, isoladamente, Fallout 3 (F3) é um bom jogo de acção/rpg, mas visto como parte integrante de uma das melhores séries de RPG de sempre, bem, aí o caso muda de figura.
Para quem já teve más experiências com jogos da Bethesda (eu) vai começar a jogar com as expectativas muito baixas (ou não fosse a Bethesda a criadora do francamente mau Oblivion).
Para quem já jogou o dito RPG da série The Elder Scrolls, vai se sentir em casa...Até demais... No meu caso a sensação de déja vu foi desde a criação da personagem até aos créditos finais.
Porquê?
Bem, vou explicar:
Desde que li que F3 estava a ser feito com o motor do Oblivion, adivinhei logo que ia sair merda, sim, eu sei, lá por se usar o mesmo motor não significa que os jogos sejam iguais... Mas estamos falar da bethesda e não da Valve, kids!
O grafismo é muuuito similar ao Oblivion, o que mais me chamou à atenção neste aspecto é o desenho das personagens (character design), muitíssimo similar ao Oblivion, outra coisa é a interface, algumas modificações no aspecto mas o esquema de teclas é IGUALZINHO!
A sério, experimentem: Pensem em qualquer tecla e sua função no Oblivion, agora calquem essa tecla no fallout 3, SURPRESA! Faz exatamente a mesma coisa! Foi assim que aprendi a fazer "wait".
A partir do momento em que saem do Vault e esquecem-se que estão a jogar um mod e não uma sequela de um dos melhores RPG's de sempre, o jogo começa a melhorar, porque pelo menos o combate não é igual ao Oblivion, em F3 usa-se o já muito falado sistema VATS (basicamente para a acção e deixa-vos escolher em que parte do corpo do inimigo querem atirar, depois é ver o vosso char a disparar automaticamente num pequeno filme em slow motion e, eventualmente, ver os vossos inimigos a serem decapitados, mutilados, ou as duas coisas ao mesmo tempo), podem usar o sistema em tempo real, mas é um nojo, e só o vão usar quando não tiverem pontos de habilidade suficiente para abrir o VATS.
A história começa a melhorar, e , pasmem, o jogo começa a ficar divertido, é inevitável não ficarem entusiasmados e começarem a fazer as main quests todas, com esperança de verem o desenrolar da história e, depois, poderem deambular pelo mundo com maior segurança (pois nessa altura esperam já ter umas boas armas e umas armors porreiras), pois é, passadas poucas horas de jogo terminam a main quest, e graças ao final, no minimo, esquisito, não vão puder deambular pelo mundo, como um Brotherhood of steel. BULLSHIT!
Quando penso que finalmente posso andar pelas Wastelands e impor algum respeito, o jogo acaba!E nem nos deixam andar por ai!Simplesmente acaba! A vossa única hipótese é voltar a uma save mais antiga...O que é que a bethesda andou a beber...ou a fumar...ou as duas coisas...
Resumindo, é um jogo bom, um RPG porreiro com muitas escolhas, mas cujo final é das coisas mais estúpidas de sempre pelo facto de não podermos deambular pelo mapa após o final do jogo, era esse espirito SandBox que o jogo devia alimentar, porque um jogador (como eu), despacha-se a fazer a mainquest para poder realmente começar a exploração do Mundo de jogo (muito bom, o espírito pós apocalíptico está muito bem feito), e espetam-nos com um final que culmina no fim, efectivo do jogo, eu senti que aquele final era uma espécie de "game over" e não um final.
Se gostam de RPG's joguem, mas façam o que fizerem não liguem muito às main quests.

Pontuação final: 7/10

Sem comentários: